A publicitária e pós-graduada em políticas públicas, Leda Maria Maia, foi confirmada como a nova titular da Secretaria de Estado de Proteção Animal (SEPET). Leda é conhecida por seu trabalho primoroso a frente da Secretária Executiva da Pessoa com Deficifencia (SEPED), pasta subordinada a Sejusc e sua atuação política e na causa animal a mais de 15 anos. A informação foi confirmada pelo Central de Notícias nos bastidores e deve ser publicada no Diário Oficial do Amazonas nos próximos dias.
Leda Maia atua na causa desde 2012, quando era ativista na Ong Pata (Proteção, Adoção e Tratamento Animal), após a eleição de Joana Darc para o cargo de vereadora pela causa animal, em 2017, Leda Maia trabalhou em seu gabinete na defesa dos animais e pelas políticas públicas de bem estar animal. Após a eleição de Joana para deputada estadual, Leda Maia também ocupou cargos estratégicos na gestão estadual, chegando a assumir cargos de confiança como Secretária Executiva da Sejusc.
A criação da SEPET foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais em fevereiro de 2025, e sua implementação tem o objetivo de atuar em políticas públicas de proteção animal no estado. Até então, tais ações eram gerenciadas por diversas secretarias e órgãos, de forma descentralizada. Com a nova estrutura, a gestão será mais centralizada na pasta para administrar as unidades móveis de castração e o Hospital Público Veterinário, previsto para ser inaugurado ainda este ano.
Quem é Leda Maia

Leda Maia é publicitária, acadêmica de medicina veterinária, possui pós-graduação em direito animal e especialização em gestão de projetos e inovação pela Faculdade de Inovação e Tecnologia (FIAP) de São Paulo. Ela também é pós graduada em políticas públicas. Leda é ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) e atuou como secretária da Sejusc entre 2020 e 2024, liderando projetos voltados à acessibilidade e inclusão. Em janeiro de 2025, passou a coordenar a área de cidadania da secretaria.
Em 2022, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo União Brasil e obteve 4.519 votos. Agora, no comando da SEPET, ela tem o desafio de estruturar a nova pasta e garantir que as políticas de bem-estar animal sejam implementadas no Amazonas.